Interreg IV B

  • Inovação
  • Ambiente
  • Acessibilidade
  • Desenvolvimento Urbano Sustentável
Interreg IV B

Os projectos aprovados

Voltar
Inovação Prioridade
Inovação
Projecto Acrónimo:
TECNA
Título:
Integração cooperativa de centros tecnológicos e de investigação do SUDOE para promover a transferência de tecnologia de novos materiais nanocompósitos de matriz termoplástica para aplicações em sistemas mecânicos e maquinaria
Código:
SOE1/P1/E184
Beneficiário principal:
1. Instituto Tecnológico de Aragón (ES)
Pessoa de contacto:
Oscar Pascual Muñoz
E-mail:
opascual@ita.es
Beneficiários:

2. Université de Pau et des Pays de l'Adour - Institut Pluridisciplinaire de Recherche sur l'Environnement et les Matériaux - Equipe de Physique et Chimie des Polymères (FR)
3. Ecole nationale d'ingénieurs de Tarbes (ENIT) (FR)
4. Universidad de Zaragoza (UZ) (ES)
5. Universidade do Minho (UM) (PT)

Duração
27 Meses
Data de Início:
15/04/2009
Data de fim
30/06/2011
Custo total do projecto (em €):
1.036.410$57 EUR
Ajuda FEDER:
777.307$93 EUR
Site do projecto:
http://www.ita.es/tecna/paginas/proyecto.html
Resultados:
 

Esta secção será actualizada durante a execução do projecto.

Área geográfica abrangida:
Resumo do projecto:

As empresas de sectores como o da maquinaria e dos sistemas mecânicos do SUDOE, PMEs, desconhecem, na sua grande maioria, as oportunidades que a nanotecnologia em geral e os nanocompósitos em particular, lhes oferecem para aumentarem a sua competitividade ao colocarem no mercado produtos inovadores baseados em materiais completamente novos. O projecto TECNA tem como objectivo demonstrar, a partir de um projecto-piloto, às empresas em geral, e muito especialmente às PMEs dos sectores em questão, as possibilidades que os nanomateriais podem apresentar. Demonstrar-se-á que os "nanocompósitos de origem termoplástica" permitem oferecer novos materiais, superiores aos actuais em termos de comportamento funcional, e que tal é possível sem incorrer em custos ou em problemas ambientais que tornem inviável a implantação industrial das novas soluções de material.

O projecto TECNA identificará, numa primeira fase, as necessidades gerais que as empresas do SUDOE dos sectores do equipamento mecânico e da maquinaria apresentam, relativamente aos novos materiais, bem como o nível real de implantação que a nanotecnologia está a ter nas mesmas. Uma vez efectuada essa identificação, será criada uma rede técnico-científica para o desenvolvimento de projectos de I+D centrados em novos nanocompósitos. Esta rede facilitará o desenvolvimento de processos de transferência tecnológica reais que respondam às necessidades da indústria e a definição de uma oferta conjunta para o desenvolvimento de "nanocompósitos de origem termoplástica". Isto dará origem a um aumento da competitividade do sector da maquinaria e dos sistemas mecânicos no SUDOE, a partir de toda uma série de medidas concretas. Entre essas medidas, destaca-se a organização de três oficinas industriais para mais de 200 pessoas para a criação de novos projectos promovidos pelas empresas, que dêem continuidade à transferência tecnológica iniciada com TECNA. Ter-se-á, assim, conseguido criar e garantir laços de cooperação estáveis entre os beneficiários do projecto a nível geral e, de forma específica, entre os investigadores e técnicos participantes.

Los principales productos del proyecto son:

- Elaboración de estudios preliminares sobre el estado del arte científico y tecnológico de los nanocomposites y sus aplicaciones, de un informe sobre las necesidades de la industria en nuevos materiales con nuevas funcionalidades y de un mapa de ruta industrial para la aplicación de nuevos materiales.
- Organización de cinco seminarios científico-tecnológicos en nanotecnología y nanomateriales, que se celebrarán en la zona SUDOE.
- Planificación y ejecución de tres talleres de trabajo enfocados en la industria en diferentes zonas geográficas del SUDOE para impulsar la transferencia tecnológica de los nanocomposites de matriz termoplástico y realizar la definición inicial de nuevos proyectos colaborativos siempre liderados por empresas o asociaciones empresariales.
- Elaboración de un libro de ruta para el desarrollo de los materiales con planificación en detalle de todas las actividades técnicas y definición de las necesidades y prioridades de la industria gracias a las conclusiones de los talleres.
- Ejecución de un proyecto piloto de transferencia tecnológica con dos materiales demostradores diferentes integrando especialistas científicos de primer nivel. Entre las actividades de este proyecto piloto destacan estudios pormenorizados para la cuantificación del LCA (Life Cycle Assessment o Ecobalance) y de la viabilidad técnica, económica y medioambiental desde el nivel de laboratorio a la producción industrial.

Voltar