Interreg IV B

  • Inovação
  • Ambiente
  • Acessibilidade
  • Desenvolvimento Urbano Sustentável
Interreg IV B

Os projectos aprovados

Voltar
Ambiente Prioridade
Ambiente
Projecto Acrónimo:
DO-SMS
Título:
Desenvolvimento de instrumentos para a avaliação de movimentos de solo e gestão sustentável do espaço SUDOE
Código:
SOE1/P2/F157
Beneficiário principal:
1. CNRS - Laboratoire des mécanismes et transferts en géologie (FR)
Pessoa de contacto:
José Darrozes
E-mail:
darrozes@lmtg.obs-mip.fr
Beneficiários:

2. Universidad de Oviedo (ES)
3. Universidad de Cantabria (ES)
4. Universidad de Zaragoza (ES)
5. Ministerio de Ciencia e Innovación - IGME - Instituto Geológico y Minero de España (ES)
6. Universidad Politécnica de Cataluña (ES)
7. BRGM - Bureau de recherches géologiques et minières (FR)
8. Centre d'études techniques du Sud-ouest (FR)
9. Universidade de Lisboa (PT)

Duração
28 Meses
Data de Início:
15/03/2009
Data de fim
13/07/2011
Custo total do projecto (em €):
1.686.710$29 EUR
Ajuda FEDER:
1.265.032$72 EUR
Site do projecto:
http://dosms.get.obs-mip.fr/cosiweb/actualites-50.html
Resultados:
 

Esta secção será actualizada durante a execução do projecto.

Área geográfica abrangida:
Resumo do projecto:

O projecto DO-SMS visa criar uma ferramenta de vigilância e cartografia dinâmica dos movimentos de terreno (argilosos e calcários) para uma gestão sustentável do território SUDOE. Esta ferramenta permitirá realizar uma vigilância exaustiva das zonas de riscos naturais, a fim de prevenir as consequências negativas dos movimentos de terreno desencadeados, na sua grande maioria, pelas condições climáticas e pelas fortes precipitações. Permitirá também auxiliar na tomada de decisões e complementar as políticas públicas em termos da gestão sustentável do território e da gestão do risco associado aos movimentos de terreno.

Para criar esta ferramenta de vigilância e cartografia dinâmica, o projecto DO-SMS propõe-se , em primeiro lugar, a recolher medidas in-situ (geotécnicas, topográficas, modais, etc.) que permitam a elaboração de uma série de modelos de resultados com uma materialização cartográfica. Estes modelos reunirão uma série de parâmetros de previsão relativos à susceptibilidade, perigosidade e risco dos movimentos de terreno. Os referidos modelos serão incluídos numa página da Internet, com vista a facilitar a sua divulgação, incluindo um relatório onde serão descritos os meios humanos e técnicos utilizados, as informações integradas na base de dados e o inventário dos movimentos estudados. Com base nesta primeira fase do projecto, proceder-se-á ao estabelecimento de uma norma comum em todo o Espaço SUDOE da medida de intensidade das alterações, em função dos seus tipos e parâmetros geotécnicos e geométricos. A ferramenta de vigilância proposta pelo projecto permitirá estabelecer também um protocolo comum à escala do SUDOE para cartografar e fazer um acompanhamento das zonas de riscos naturais, prevendo o comportamento dos materiais em função da evolução climática.

Los productos que se derivarán de las tareas planteadas en el proyecto son:

- Desarrollo de una herramienta de vigilancia y cartografía dinámica de los movimientos de terreno basada en un modelo de susceptibilidad, un modelo de peligrosidad y un modelo de riesgo.
- Actualización o creación, en su caso, del inventario de movimientos y elaboración de mapas de susceptibilidad.
- Construcción de un modelo de susceptibilidad relativo a los movimientos de terreno que servirá de herramienta para la construcción de los modelos de peligrosidad y riesgo.
- Creación de un portal web que incluirá el conjunto de las medidas realizadas y los datos obtenidos durante el proyecto por cada organismo presente: medidas geotécnicas, medidas topográficas, imágenes satelitarias, sitios múltiples, mapas de uso de los suelos.
- Creación de un curso universitario de verano dirigido a estudiantes e investigadores y de un curso de posgrado profesional orientado hacia los ingenieros y los profesionales.
- Organización de diversos congresos científicos con el objetivo de difundir los resultados conseguidos con el proyecto.

Voltar