eSudoe

Interreg Sudoe - Homepage

Atualidade Sudoe

PHYTOSUDOE: 36 Alunos assistem à segunda edição do curso de verão

Nos dias 13 e 14 de julho, o Centro de Estudos Ambientais (CEA) de Vitoria-Gasteiz em colaboração com a Universidade do País Vasco (UPV/EHU) organizaram o curso de verão sobre “Culturas Energéticas e Fitogestão num Modelo de Economia Circular” que recebeu 36 alunos do domínio da investigação, administração, empresa privada ou por conta própria e associações ou cooperativas, contando com uma vasta cobertura dos meios de comunicação.

Entre os ponentes, convém sublinhar a participação de peritos proveniente de Espanha, Reino Unido, França e Bélgica que abordaram a restauração de solos degradados no âmbito da economia circular. Assim, apresentaram-se resultados de projetos que aplicam o fitorremediação incluindo a utilização da biomassa produzida nestes últimos na Inglaterra, França e Espanha. Também se abordaram novos sistemas de utilização silvopastoral, e a eficiência e rentabilidade económica das culturas utilizadas no fitorremediação.

No segundo dia efetuou-se uma visita ao terreno. Finalmente, convém destacar a elevada participação na visita ao terreno, onde os parceiros locais do projeto PhytoSUDOE puderam efetuar uma introdução ao projeto e informar os colaboradores sobre o trabalho desenvolvido até esse momento nas parcelas experimentais de Vitoria-Gasteiz in situ. Tendo em conta o bom acolhimento da iniciativa, prevê-se uma terceira e última edição dos cursos de verão PhytoSUDOE para o ano próximo.  

Mais informação em: http://www.phytosudoe.eu/