Interreg Sudoe - Programa Interreg Sudoe

Atualidade Sudoe

PHYTOSUDOE: Primeiro atelier sobre a gestão de solos degradados, Bordéus (França), 27/04/2017

No passado dia 27/04/2017, o projeto PHYTOSUDOE celebrou um atelier na Universidade de Bordéus que reuniu mais de 40 participantes entre os quais, investigadores no domínio do "fitorremediação", membros de administração pública responsáveis da gestão de espaços degradados no País Vasco e França, e representantes de empresas relacionadas com o fitomineração ou a descontaminação de solos contaminados. 

Dito evento, que foi estruturado em forma de debates e a apresentação de 22 posters de trabalhos específicos, contou a organização de uma mesa redonda centrada na colaboração pública-privada no sector da fitomaneração de espaços degradados/contaminados. No dia seguinte, teve lugar a Assembleia anual de PhytoSUDOE onde os parceiros do projeto expuseram os avanços do mesmo e o trabalho previsto para os próximos meses, finalizado com uma visita às parcelas experimentais.  

Com um orçamento FEDER de 947.909,81 euros, PHYTOSUDOE trata de impulsionar a recuperação dos solos contaminados através da fitogestão, uma técnica inovadora baseada no cultivo de plantas não alimentares que absorvem a contaminação ou inativam os agentes contaminantes do terreno. Para mais informação, visite a página de internet do projeto: http://www.phytosudoe.eu/