Interreg Sudoe - Programa Interreg Sudoe

Atualidade Sudoe

O projeto GHELP dá-se a conhecer: primeiro evento de apresentação em Pamplona

“Aproximar a investigação à sociedade” foi o objetivo da sessão de apresentação do projeto GHELP que se celebrou em Pamplona (Navarra) no passado dia 25 de setembro. Mais de 50 assistentes e meios de comunicação locais acudiram ao salão de atos do Centro de Investigación de Medicina Aplicada (CIMA) para conhecer em primeira mão, este apaixonante projeto no qual 8 entidades de 7 regiões SUDOE, estão cooperando no desenvolvimento e validação de um painel de diagnóstico genético da perda de audição.

O painel GHELP ajudará a melhorar a detecção precoce de uma doença que afeta a cinco de cada mil recém nascidos (OMS). O evento foi inaugurado por José Andrés Gómez Cantero, diretor da Clínica Universidade de Navarra, beneficiário principal do projeto e no qual participaram, o Instituto de Salud Pública y Laboral de Navarra e a Asociación de familias de personas con discapacidad auditiva de Navarra (EUNATE) cuja colaboração foi indispensável permitindo que o evento fosse accessível a pessoas com esta deficiência e dando a sua opinião sobre o projeto e os seus potenciais benefícios. 

Esta é a primeira sessão de divulgação do projeto à sociedade. Realizar-se-ão mais sessões regionais nas cidades de Oviedo, San Sebastián, Lisboa, Porto, Montpellier e Toulouse.

+ infos: www.ghelp.eu