Interreg Sudoe - Programa Interreg Sudoe

Atualidade Sudoe

O projeto Nanostar inicia os encontros com estudantes em Espanha

No passado dia 28 de setembro apresentou-se no campus de Leganés da Universidad Carlos III de Madrid a rede NANOSTAR: ‘Plataforma colaborativa para apoiar a Formação e o desenvolvimento de nano satélites através de Student Challenges’.

Na apresentação participaram o professor titular Mario Merino e os investigadores Filippo Cichocki e Gonzalo Sánchez Arriaga, do Departamento de Engenharia Aeroespacial; o investigador Julio Posada e o professor titular Jose A. Garcia Souto do Departamento de Tecnologia Electrónica, todos eles da Universidad Carlos III de Madrid. Estiveram acompanhados pelo professor Anthony Ghiotto do Institut Polytechnique de Bordeaux, e Eugenio Fontán, Diretor Gerente do Clúster Aeroespacial de Madrid.

O objetivo do projeto NANOSTAR é proporcionar aos estudantes a experiência de um processo de engenharia espacial real que inclua todas as etapas: desde a concepção e as especificações, até ao desenho, a montagem, a integração, as provas e a documentação. Ou seja, todo o processo através de uma rede que combine as carreiras de engenheira de alto nível e de empreendimento de empresas na área dos nano satélites.

+ info: http://nanostarproject.eu/