Interreg Sudoe - Programa Interreg Sudoe

Atualidade Sudoe

Interreg Sudoe na Semana Europeia das Regiões e Cidades

Entre os dias 8 e 11 de outubro, assistimos à Semana Europeia das Regiões e Cidades (EWRC) para moderar uma sessão sobre cooperação transnacional e animar o projeto CliMACT que competia nos Regiostars e no SLAM de Interact. Embora tivéssemos regressado sem o primeiro prémio, regressamos cheios de emoção!

Durante a semana do dia 8 de outubro, o Programa Interreg Sudoe viajava a Bruxelas para participar na Semana Europeia das Regiões e Cidades, uma semana dedicada à cooperação territorial europeia na qual especialistas em políticas e programas europeus podiam partilhar ideais e experiências sobre a construção europeia com base na aplicação do princípio de subsidiariedade. Neste contexto, o Programa Interreg Sudoe co-organizou e moderou uma sessão sobre o futuro da cooperação transnacional no âmbito dos Programas Interreg. Este último, aberto por Thomas Wobben, Diretor de políticas horizontais no Comité das Regiões, estruturava-se em três mesas redondas sobre temas chave: as áreas funcionais, as estratégias macro regionais e os desafios da cooperação transnacional para o futuro. Nos próximos dias disponibilizaremos uma nota de síntese na nossa página web.

Por outro lado, o Programa Interreg Sudoe participou numa exposição organizada em cooperação com o conjunto dos programas Interreg transnacionais. Esta última que acolheu mais de 6000 visitantes tinha como propósito mostrar como a cooperação Interreg transnacional, através dos seus projetos, contribuiu e continua a contribuir à construção europeia.

Por outro lado, celebrou-se a cerimónia dos Regiostars, prémio para o qual está nomeado o projeto ClimACT e para o qual se realizou uma campanha de mais de três meses através das redes. O projeto participou no Slam de Interact para o qual contou com a atuação ESPECTACULAR de Rodrigo, Ines, Lauren e Clelia: 4 jovens procedentes de Francia, Espanha, Portugal e Gibraltar que nos emocionaram falando-nos sobre a importância de fazer da alteração climática a nossa prioridade. Os nossos quatro jovens companheiros levaram o segundo prémio de uma competição muito disputada embora conquistaram o primeiro lugar nos nossos corações. Desde Interreg Sudoe, agradecemos-lhes por terem representado com talento o projeto Climact e o Programa Sudoe!