Interreg Sudoe - Programa Interreg Sudoe

Atualidade Sudoe

Atualidade Sudoe

9 maio: Celebremos a Europa, celebremos a cooperação!

Categoría General

Mas afinal o que celebramos a 09 de maio?

Em 1985, a Europa designou o 9 de Maio como o "Dia da Europa". Neste contexto, os Estados-Membros da União Europeia e as instituições organizam atividades para lembrar o apelo fundador da integração europeia do Ministro das Relações Exteriores, o Sr.º Robert Schuman.

Assim, este 9 de maio, comemoramos a Europa consigo, em traçando os benefícios da cooperação territorial Europeia que surgiu nos anos 90, quando a Comunidade Económica Europeia, lançou vários instrumentos de apoio à cooperação transfronteiriça, entre os quais INTERREG financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Este último que inicialmente teve como objetivo fortalecer a cooperação local, também promove, desde 1997, quadros de cooperação em espaços que combinam partes do território de vários estados. Quatro gerações de programas que se sucederam e encontramo-nos agora na quinta fase do Programa, aberto em 2014 e que terminará em 2020.

E onde nos encontramos nós na cooperação territorial europeia?

A quinta fase de INTERREG é consistente com os objectivos da nova política de coesão 2014-2020 e da Estratégia Europa 2020. Caracteriza-se por uma concentração de recursos, simplificação de procedimentos e uma abordagem baseada em resultados reais de crescimento inteligente, sustentável e inclusivo. O programa, de uma duração de 7 anos, tem um orçamento de 10,1 mil milhões de euros alocados em mais de 100 programas de cooperação. Especificamente, INTERREG 2014-2020, financia 15 programas transnacionais com um orçamento de 2,1 mil milhões €.

E Interreg Sudoe onde se enquadra?

Interreg Sudoe é um programa de cooperação transnacional que existe desde a década de 2000 para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e garantir um desenvolvimento territorial sustentável e inteligente, centrando-se na implementação de iniciativas de inovação, meio ambiente, empreendedorismo e alterações climáticas no sudoeste da Europa. Para o período 2014-2020, Interreg Sudoe tem um orçamento de 141 milhões de euros distribuídos em 5 convocatórias a projetos. Com 36 projectos actualmente aprovados e em desenvolvimento, a primeira convocatória mobilizou um orçamento de 40,2 milhões de euros. Terminada a 31 de março, a segunda convocatória a projetos, recebeu 357 candidaturas, e actualmente encontra-se em fase de avaliação. Os resultados são esperados na primeira metade de julho para iniciarem os projetos selecionados até o final do ano. Esta segunda convocatória prevê o financiamento de 25 milhões de euros, incluindo 16 milhões de euros para projectos de inovação e investigação e € 9 milhões para iniciativas ambientais e eficiência dos recursos naturais.

Pode consultar todos os projectos financiados pela UE através da política de coesão: https://cohesiondata.ec.europa.eu/

Sagrada União Europeia!