Interreg Sudoe - Programa Interreg Sudoe

2018: INTERREG Sudoe ou quando a cooperação transnacional constrói a Europa

06/06/2018 | Celebrando 15 anos do Programa Interreg Sudoe ou como a cooperação transnacional constrói o sudoeste europeu

Há 15 anos que existe o Programa Interreg Sudoe; 15 anos que construímos a Europa! Para celebra-lo, o Comité das Regiões em Bruxelas acolherá uma conferência de meio dia de duração, no próximo dia 6 de junho, na qual representantes políticos e institucionais irão debater os sucessos e desafios da cooperação territorial. Apresentado pela jornalista da BBC, Claire Doole, este evento realizará uma reflexão sobre as perguntas chave para o sudoeste europeu face ao futuro da política de coesão:

  • Qual foi o impacto da política de coesão até ao momento?
  • Em que medida a cooperação territorial contribuiu ao desenvolvimento económico e social dos nossos territórios?
  • Que futuro para o sudoeste europeu?
  • Quais são os desafios mais importantes para as nossas regiões?
  • Em que medida a cooperação transnacional pode contribuir com soluções para esses desafios?

Todos estes debates se completarão com as intervenções de projeto- chave, financiados através do Programa, que compartirão as suas experiências quanto ao impacto do Programa a nível territorial e sectorial.

Quando?

Quarta-feira dia 6 de junho, de 9 a 14.30 (CET).

Onde?

No Comité das Regiões (rue Belliard, 99-101, 1040 Bruxelas).
Sala JDE52 e Átrio.

Webstreaming

https://livestream.com/corlive1/events/8146007


INSCREVA-SE
Data limite para inscrever-se: sexta-feira dia 1 de junho, 12.00 (CET).


Agenda


FOTOS

 

 

 


O evento contará com tradução simultânea em espanhol, francês, inglês e português.

ORADORES

  • Ramón Luis Valcárcel Siso é Vice-Presidente do Parlamento Europeu desde o 1º de julho de 2014 e membro da Comissão de Desenvolvimento Regional. Foi, entre 1995 e 2014, Presidente da Região de Murcia (Espanha) e também Presidente do Comité das Regiões (2012-2014).
  • Iratxe Garcia é deputada europeia desde 2004. Em 2014, é eleita por 3 anos à Presidência da Comissão dos Direitos das Mulheres e da Igualdade de Género. Atualmente é membro da Comissão de Desenvolvimento Regional.
  • Jean-Luc Fres é encarregado da missão de cooperação territorial europeia no Commissariat général à l’égalité des territoires (FR).
  • Teresa Jorge é Chefe de Unidade do Departamento de Desenvolvimento Regional da CCDRC, a Autoridade Regional do Centro de Portugal. Foi coordenadora regional do Programa transfronteriço Interreg POCTEP (Espanha- Portugal). É representante da região Centro de Portugal no Comité de Programação e de Acompanhamento no Programa Interreg Sudoe.
  • Marc Lobet é repórter Interreg Sudoe junto da Direção-geral da Política Geral e Urbana da Comissão Europeia.
  • Nicolas Brookes é Diretor da Política Regional na Conference of Peripherical Maritime Regions (CPMR). É responsável da coordenação das ações da CPMR em relação com o futuro da Política de Coesão pós 2020. Trabalhou em Bruxelas durante mais de 10 anos em relação com as políticas públicas europeias e a política de coesão. Antes de integrar a CPMR em 2012, foi Chefe de Gabinete para una organização de representação das autoridades locais do sudoeste de Inglaterra em Bruxelas.
  • Vasilis Margaras é titular de um doutoramento em Segurança Europeia e Política de Defesa, é atualmente analista da política regional europeia no Centro de Investigação do Parlamento Europeu onde publicou nomeadamente o Guia de Financiamento Europeu 2014-2020.
  • Erich Dallhammer é atualmente Diretor Geral do Instituto de Investigação Austríaco em estudos regionais e ordenamento do território (OIR), contribuiu nomeadamente para a redação dos estudos “O papel das macro regiões na cooperação territorial europeia” encarregado pelo Parlamento Europeu, e “Desafios regionais na perspectiva 2020” encarregado pela Comissão Europeia.
  • Prof. Eduardo Medeiros é geógrafo e especialista em questões de cooperação territorial europeia no Instituto de Geografia e Urbanismo da Universidade de Lisboa, é o autor da obra “Cooperação territorial Europeia: abordagens teóricas e empíricas do processo e dos impactos da cooperação transfronteiriça europeia (Springer 2018).”


________________________________________

Tem alguma pergunta?


Contacte com Andréa Rodriguez (Andrea.rodriguez@interreg-sudoe.eu/ +34 942238344).