Interreg Sudoe - Programa Interreg Sudoe

Primeira Convocatória

Primeira Convocatória

71 projetos estão autorizados a passar à segunda fase

Informação atualizada 17/07/2023

O Comité de Acompanhamento pronunciou-se por consulta escrita sobre as 144 candidaturas recebidas no âmbito da primeira fase da primeira convocatória e 71 delas estão autorizadas a passar à segunda fase.

A classificação das 144 candidaturas encontra-se disponível aqui:

 

Calendário da segunda fase da primeira convocatória

A abertura da segunda fase está prevista iniciar dia 18 de julho e finalizará dia 11 de outubro como indicado inicialmente.  

Todos os pormenores sobre o calendário e as modalidades de apresentação da candidatura estão disponíveis no texto oficial da convocatória para a segunda fase. Os Beneficiários Principais e os Beneficiários devem preparar o formulário de candidatura e todos os anexos com a ajuda do kit de candidatura da segunda fase no qual poderão encontrar todos os elementos a apresentar.

   

 

Relembramos aos Beneficiários Principais que o seminário entre as duas fases terá lugar nos dias 18 e 19 de setembro em Santander.

O Secretariado Conjunto entrará em contacto com cada Beneficiário Principal para esclarecer todas estas questões.

Por último, a programação dos projetos da segunda fase mantém-se para dezembro de 2023, de modo a que os primeiros projetos Sudoe do período 2021-2027 iniciem a sua execução em janeiro de 2024.

 

Notificação da decisão do Comité de Acompanhamento aos 144 Beneficiários Principais

Uma vez publicada a classificação dos projetos relativos à 1ª fase da primeira convocatória, os Beneficiários Principais receberão uma notificação do eSudoe2127 a partir do dia 18 de julho, informando-os da avaliação das suas candidaturas.

Cada Beneficiário Principal registado no eSudoe receberá uma notificação automática contendo a pontuação total obtida pelo projeto sobre 100 pontos, bem como a pontuação detalhada por cada um dos quatro critérios de avaliação da primeira fase, nomeadamente a pertinência do projeto, o valor acrescentado da cooperação, a lógica de intervenção do projeto e a pertinência da parceria.

Um resumo da avaliação completará os detalhes da pontuação obtida para todos os projetos autorizados ou não autorizados a passar à segunda fase. Os projetos não admisíveis ou não elegíveis receberão uma explicação da sua situação.

 

 

 

Abaixo encontrará os principais dados sobre as candidaturas apresentadas no âmbito da primeira convocatória e um vídeo realizado pelo Secretariado Conjunto relacionado com a primeira fase da convocatória.

Dados principais sobre as candidaturas apresentadas

Esta primeira convocatória de projetos foi aberta a 3 prioridades e 7 objectivos específicos.  As 144 candidaturas recebidas foram distribuídas da seguinte forma:

Prioridade 1: Preservar o capital natural e reforçar a adaptação às alterações climáticas no SUDOE - 59 candidaturas

  • OS 2.4 Promover a adaptação às alterações climáticas, a prevenção dos riscos de catástrofe e a resiliência, tendo em conta abordagens baseadas em ecossistemas - 25 candidaturas
  • OS 2.5 Promover o acesso à água e a gestão sustentável da água - 11 candidaturas
  • OS 2.7 Reforçar a proteção e preservação da natureza, a biodiversidade e as infraestruturas verdes, inclusive nas zonas urbanas, e reduzir todas as formas de poluição - 23 candidaturas

Prioridade 2: Promover a coesão social e o equilíbrio territorial e demográfico no SUDOE através da inovação e transformação dos sectores produtivos (FEDER disponível 13,3 M€)

  • OS 1.1 Desenvolver e reforçar as capacidades de investigação e inovação e a adoção de tecnologias avançadas - 33 candidaturas
  • OS 1.4 Desenvolver competências para a especialização inteligente, a transição industrial e o empreendedorismo - 17 candidaturas

Prioridade 3: Promover a coesão social e o equilíbrio territorial e demográfico no SUDOE através da inovação social, valorização do património e serviços - 35 candidaturas

  • OS 4.5 Garantir a igualdade de acesso aos cuidados de saúde, fomentar a resiliência dos sistemas de saúde, inclusive dos cuidados de saúde primários, e promover a transição dos cuidados institucionais para os cuidados centrados na família e de proximidade - 11 candidaturas
  • OS 4.6 Reforçar o papel da cultura e do turismo sustentável no desenvolvimento económico, na inclusão social e na inovação social - 24 candidaturas

 

Próximas etapas

O Secretariado Conjunto e as Autoridades Nacionais iniciarão agora a instrução das candidaturas em conformidade com os pontos 8 ao 10 do texto oficial da primeira convocatória.

A decisão do Comité de Seguimiento é esperada para antes do verão. Assim que as datas forem fixadas, serão anunciadas nesta página web. 

Encontrará mais informação no seguinte video: