Interreg Sudoe - Programa Interreg Sudoe

Atualidade Sudoe

Interreg Volunteer Youth: Descobrindo os fantásticos resultados dos projetos SUDOE!

Este foi o meu quinto mês como Interreg Reporter no Secretariado Conjunto SUDOE... ultimamente tem sido bastante agitado e o tempo realmente voa.

Nas últimas semanas, ficamos mais pelo escritório. Os resultados da segunda convocatória a projetos estão finalmente publicados e já se iniciaram os preparativos da próxima convocatória. Mas o mais importante é que finalmente enviamos os dois questionários de capitalização em que trabalhei durante os últimos meses. O lançamento atrasou-se, mas estou bastante satisfeita com as respostas que recebemos. Na verdade, agora vejo claramente como o Programa Interreg SUDOE apoiou excelentes ideias de projetos ao longo dos anos. Descobri, entre outras coisas, que o projeto REPPARP, financiado durante o primeiro período de programação SUDOE, levou ao reconhecimento de uma rota cultural Europeia pelo Conselho da Europa para os locais pré-históricos da região. Eu também tive conhecimento de várias redes e parcerias promovidas através do Programa no território que continuaram a desenvolver-se. Além disso, tive a oportunidade de entrevistar alguns beneficiários de projetos que me explicaram em detalhes os principais resultados dos seus respectivos projetos. Paralelamente, a pesquisa dirigida aos principais atores da área SUDOE, revelou que a maioria dos entrevistados estão claramente interessados em conhecer e utilizar os resultados alcançados pelo Programa durante esses anos.

Além do lançamento dos questionários, outro momento notável das últimas semanas foi certamente o webinário sobre a iniciativa IVY, organizado em colaboração com a equipa de comunicação e a Interreg Reporter do Secretariado POCTEFA, Sophie. O webinário - na verdade, os dois webinários, um em Francês e outro em Espanhol - contaram com a participação de cerca de 50 assistentes, incluindo jovens interessados ​​em participar na iniciativa e potenciais organizações de acolhimento IVY. Os dois webinários também contaram com as participações de Gianluca Comuniello, da Comissão Europeia (DG REGIO) e Martín Guillermo Ramírez, da Associação das Regiões Fronteiriças Europeias (ARFE), que apresentaram a iniciativa de uma forma interessante. No seguimento dos seus discursos e das apresentações dos dois programas, POCTEFA e SUDOE, Sophie e eu tivemos a oportunidade de dar a conhecer a nossa experiência pessoal como Repórteres Interreg. O evento suscitou muito interesse na IVY e Interreg. Recebemos várias perguntas dos assistentes e também recebemos no Secretariado SUDOE, alguns pedidos de informação logo após terminarem os webinários. Depois disso, a equipa do projeto "SUDOE Stop CO2" também decidiu pedir um jovem Europeu através da IVY!

Foi uma excelente experiência!

Meus queridos leitores, tenho mais notícias para vocês: esta será a minha última publicação na seção Diário. A minha experiência no Secretariado Interreg SUDOE terminará dentro de alguns dias, um pouco mais cedo do que o esperado, e estou realmente muito triste por deixar essa ótima equipa e lugar. A boa notícia é que continuarei a minha aventura no mundo Interreg, porque brevemente vou começar a trabalhar como Responsável de Projeto no Secretariado de outro Programa, o Interreg Itália-França Marítimo!

Não sei como agradecer a todas as pessoas incríveis que conheci durante esses meses aqui em Santander, que me ajudaram a crescer e apoiar no meu desenvolvimento pessoal e profissional ao longo do meu IVY. Não teria sido o mesmo sem eles, e o meu caminho futuro - seja lá o que for – beneficiar-se-á profundamente desta experiência incrível.

Gostaria que qualquer jovem Europeu interessado em cooperação transnacional tivesse uma oportunidade similar para entender realmente o valor agregado de tudo isso!

 

+ info: http://www.interreg-sudoe.eu/prt/comunicacao/diario-de-um-voluntari