Interreg Sudoe - Programa Interreg Sudoe

Atualidade Sudoe

Atualidade Sudoe

Educação/Formação: Partimos para a lua com NANOSTAR enquanto que PEMFC SUDOE nos abre os olhos sobre o hidrogénio

Categoría Gestão dos projetos aprovados

Muitos projetos Sudoe atribuem uma grande importância à formação dos jovens em domínios chave para o futuro.

Entre estes últimos, NANOSTAR acaba de lançar os seus famosos “students challenges”. Através destas atividades, um grupo de jovens previamente selecionados terá a possibilidade de desenhar um nano satélite que será enviado à lua para realizar medidas e observações. Durante esta aventura, equipas multidisciplinares de estudantes das universidades associadas ao projeto NANOSTAR apresentarão as suas soluções com o apoio de um perito e poderão aprender como realizar uma missão espacial de maneira cooperativa. As candidaturas para participar a este projeto estarão abertas até dia 11 de abril. Todas as condições de participação e formulários estão disponíveis na página de Internet do projeto: http://nanostarproject.eu

E enquanto que alguns observam a lua, a Faculdade de Engenharia da Universidade de Porto acolhe María Yañez, investigadora do projeto PEMFC SUDOE a fim de efetuar investigações pre-doutoramento no âmbito do projeto. Durante este último, María trabalhará num estudo experimental sobre a produção de hidrogénio graças a combustíveis de qualidade derivados de desperdícios industriais.

Por último, o projeto TICHRON organizou um concurso de ideias junto de crianças e adolescentes que formaram parte dos inquéritos efetuados durante consultas de cuidado primário, das consultas externas e das hospitalizações do Hospital Universitário Marqués de Valdecilla e do colégio San Jose de Reinosa, ambos situados em Cantabria (ES). A Fundação Centro Tecnológico de Informação e de Comunicação (CTIC) das Astúrias, um dos parceiros do projeto, foi o responsável pela seleção das melhores ideias. Este último desenvolverá um jogo pedagógico interativo, disponível sobre dispositivos móveis, dirigido às crianças e adolescentes que sofrem de doenças crónicas. Os vencedores são: na categoria 3 a 6 anos, Alana Alvarez Tamayo e Ivan Gonzalez Perez; na categoria 7 a 11 anos, Alejandra García Pérez e Evelyn García Paula; na categoria 12 a 16 anos, Aida Salán Fresno e María Alvarez Tornero. A atribuição dos prémios teve lugar no Colégio San José de Reinosa e no Instituto de Investigação da Saúde de Cantabria (IDIVAL).

Parabéns a todos os participantes de TICHRON! Desejamos à María uma boa estadia no Porto e boa sorte a todos os corajosos do espaço!

Mais informação: