Interreg Sudoe - Programa Interreg Sudoe

Atualidade Sudoe

Uma centena de pessoas reunidas em Toulouse para construir o Sudoe juntos

O Programa Interreg Sudoe instalou-se em Toulouse durante um dia para organizar um seminário no qual foram apresentados os êxitos do Programa em relação às prioridades europeias como uma Europa verde, uma Europa numérica ou ainda, o património cultural. 

O evento, que se celebrou dia 19 de junho, no Hotel da Região Occitanie de Toulouse, reuniu cerca de trinta atores da cooperação territorial europeia a fim de compreender como a Europa se constrói desde o terreno e debater sobre a cooperação transnacional no âmbito da próxima política europeia de coesão atualmente em curso de negociações. Peritos institucionais, políticos e setoriais puderam assim trocar ideias com os atores do território sobre a forma de abordar os desafios aos quais a Europa se enfrenta, como a alteração climática ou a saúde, analisando ao mesmo tempo a maneira de conciliar realidades territoriais e políticas. 

O evento permitiu ressaltar uma série de recomendações a ter em conta para a futura programação com base nos desafios territoriais da zona coberta pelo Programa. Assim, temáticas chave foram abordadas nomeadamente: o envelhecimento da população e a digitalização através do projeto ICT4SILVER sobre o desenvolvimento das PME do Silver Economy, a proteção do ambiente com o projeto SOIL-TAKE_CARE sobre a poluição dos solos e o património cultural com o projeto HERITAGE CARE sobre a proteção do património através da digitalização. 

 “A política de coesão é fundamental para os nossos territórios; as nossas regiões jogam um papel importante na manutenção do equilíbrio dos nossos territórios” declarava o Vice-Presidente da Região Occitanie Guilherme Cros, destacando a importância do Programa que contribuiu favoravelmente para o desenvolvimento do sudoeste europeu. Neste evento, os participantes puderam percorrer os diferentes resultados do Programa e perceber o impacto favorável da cooperação transnacional no Sudoeste europeu.