Interreg Sudoe - Programa Interreg Sudoe

Atualidade Sudoe

Segundo acontecimento do diario da Claúdia

Trabalhando sobre capitalização

Como referi no meu último post, nas últimas semanas tenho vindo a preparar os questionários em relação com os dois estudos sobre o impacto dos projectos e as necessidades dos principais atores do Programa SUDOE.

Após uma análise interna cuidadosa, os questionários propostos foram enviados para as Autoridades Nacionais do Programa para comentários. Os questionários serão lançados nas três principais línguas do Programa (Espanhol, Francês e Português), com a finalidade de chegar a um maior número de pessoas e facilitar-lhes a compreensão do objetivo destes estudos. Por este motivo, é essencial ter em conta estes comentários e adaptar as questões de acordo com as especificidades de cada idioma. Este é um desafio e nem sempre é uma tarefa fácil, mas já estamos trabalhando na versão final dos dois questionários para tê-los prontos antes do Natal. A idéia é lançar ambas as pesquisas no início de janeiro.

Para além dos estudos, nas últimas semanas, também tenho contribuido para outras actividades de comunicação, tais como, a realização de um pequeno vídeo promocional sobre Interreg SUDOE. É o meu primeiro vídeo! :-)

Juntamente com a Andréa, a Responsável de Comunicação no Secretariado Conjunto, também participei no segundo workshop “Cap & Com”, organizado no mês passado em Bilbao por INTERACT. O evento reuniu vários parceiros dos programas Interreg e foi uma oportunidade importante para trocar idéias sobre como melhorar a comunicação e a capitalização dos resultados de Interreg. Entre outras questões, as várias sessões focadas em como relacionar os resultados de Interreg com a mudança de políticas e sobre o "storytelling", como ferramenta chave para a sensibilização sobre o potencial do Interreg. Agnes Monfret, Chefe da Unidade de Comunicação na DG REGIO também esteve presente para apresentar a estratégia de comunicação e o plano de ação da DG. Terminou o seu discurso mencionando a iniciativa “Interreg Juventude” e incentivando os participantes a receberem voluntários nas suas organizações, o que na verdade foi uma grande promoção para a IVY.

No mês passado, tive a oportunidade de descobrir alguns lugares surpreendentes em Cantábria e País Basco: a maravilhosa praia de Arnía, a histórica cidade de Santillana del Mar, a bela obra de Gaudí "El Capricho" em Comillas e a Ermida de San Juan de Gaztelugatxe na costa de Vizcaya. Esta área realmente tem muito para oferecer!

Brevemente regressarei a Itália para passar o Natal com a minha família e amigos, mas regressarei no início de janeiro para contar-lhe also mais sobre os nossos questionários e outras coisas mais. :-)

Aqui poderá seguir todas as aventuras da Claúdia.