Interreg Sudoe - Programa Interreg Sudoe

Atualidade Sudoe

REGIOSTARS 2018: VOTE POR CLIMACT!!!!

 Já é oficial, o nosso projeto ClimACT (primeira convocatória de projetos Sudoe 2014-2020) é finalista do concurso REGIOSTARS na categoria 2 “Alcançar a sustentabilidade graças à redução das emissões de carbono”! E se também lhe preocupa a sensibilização dos jovens para a alteração climática, tem até dia 7 de outubro para votar por eles e fazer com que ganhem!

Regiostars é um concurso da Comissão Europeia que identifica as boas práticas em matéria de desenvolvimento regional e premiar projetos originais e inovadores que inspirem outras regiões. Este ano, apresentaram-se 102 projetos nas 5 categorias que são “apoiar uma transição industrial inteligente” (1), “alcançar a sustentabilidade graças à redução das emissões de carbono” (2), “melhorar o acesso aos serviços públicos” (3), “tratar os desafios migratórios” (4), investir “no património cultural” (5) e 21 entre eles foram pré selecionados para a grande final.

Entre eles, o projeto CLIMACT foi pré selecionado para concorrer na categoria 2. CLIMACT é um projeto que promove a transição para uma economia baixa em carbono nos centros escolares. Através da gestão energética inteligente, as energias renováveis e a mudança das práticas, o projeto visa melhorar a eficácia energética das construções, reduzindo assim o seu impacto ambiental e os riscos para a saúde e a segurança. Por outro lado, conscientes da importância da sensibilização dos jovens para o futuro, CLIMACT implementa atividades nas escolas sobre a importância da economia baixa em carbono.

E agora mais que nunca, CLIMACT precisa de si! Tem até à meia noite do dia 7 de outubro para votar por eles no concurso! Para isso, nada mais fácil, basta clicar neste link (http://ec.europa.eu/regional_policy/en/regio-stars-awards/finalists_2018/cat2_fin3)  e votar!

Por outro lado, na categoria 5 “investir no património cultural”, apresenta-se um projeto de arqueologia Iron Age Danube do Programa transnacional Interreg Danúbio. Como pode votar em várias categorias, não hesite em clicar também por eles (http://ec.europa.eu/regional_policy/en/regio-stars-awards/finalists_2018/cat5_fin5) !

Em resumo, se pensa que a alteração climática e as gerações futuras são fundamentais, VOTE POR CLIMACT!