Interreg Sudoe - Programa Interreg Sudoe

Atualidade Sudoe

Semana Europeia das Regiões e Cidades 2018: uma semana agitada!

Cada ano, o Comité das Regiões em cooperação com a Direção Geral de Política Regional da Comissão Europeia, organiza a Semana Europeia das Regiões e Cidades (#EURegionsWeek);  um evento de quatro dias durante o qual as cidades e regiões da UE mostram a sua contribuição à coesão europeia e os peritos em desenvolvimento territorial podem trocar ideias e refletir sobre a subsidiariedade europeia. Assim, nos próximos dias 8, 9, 10 e 11 de outubro, Bruxelas acolherá cerca de 6000 visitantes de toda a Europa que terão a oportunidade de assistir a mais de 100 ateliers sobre política regional, inovação, património, etc.; temáticas essenciais para a construção europeia. E Interreg Sudoe não faltará ao evento!

No âmbito deste evento, poderão descobrir o conjunto dos Programas Interreg transnacionais através da exposição conjunta #MadeWithInterreg, um showcase cujo objetivo é mostrar o impacto da cooperação europeia através de projetos financiados pelos Programas transnacionais. Uma experiência única durante a qual os visitantes poderão conversar com responsáveis de projetos, ver vídeos, participar em jogos; ou seja, mergulhar na construção europeia. (follow #MadeWithInterreg em twitter, Facebook e Linkedin).  Além disso, os Programas Interreg Transnacionais organizarão um laboratório de ideias conjunto em formato de worldcafé sobre a cooperação transnacional que se realizará dia 10 de outubro de 16.30 a 18.00. Junto com peritos e decisores, debateremos sobre o futuro da cooperação e o seu formato. Estamos à sua espera!

 

Por outro lado, no dia 9 de outubro à noite realizar-se-á a cerimonia dos Regiostars 2018, para a qual o projeto ClimACT foi nomeado. Se também lhe preocupa a economia de baixo teor de carbono e a sensibilização dos mais jovens à alteração climática, convidamo-lo a apoiar este ambicioso projeto votando por eles antes do dia 7 de outubro através do seguinte link: http://ec.europa.eu/regional_policy/en/regio-stars-awards/finalists_2018/cat2_fin3

E não é tudo! ClimACT também competirá no slam organizado por Interact. Junto a outros 5 projetos, ClimACT deverá convencer o jurado e a comunidade virtual da pertinência do projeto fazendo uma performance especial. De momento, não podemos divulgar o que farão mas poderão descobri-lo ao vivo dia 10 de outubro de 2018 a partir das 14.30. Uma vez mais, necessitaremos o seu apoio pois a sua seleção dependerá também do voto do público; assim que convidamo-lo a ver o slam e votar por um projeto que, com base na sensibilização das novas gerações, pretende mudar o nosso futuro para que seja melhor!